Cama e Café - a rede brasileira de Bed and Breakfast (B&B)

Como se tornar um anfitrião Cama e Café?

Os requisitos chaves para se tornar um anfitrião Cama e Café são:

  • Receberá pessoalmente o hóspede, prestando-lhe a melhor acolhida que estiver ao seu alcance. Isso inclui estar disponível para contato social, dar informações sobre seu bairro e sua cidade e trocar conhecimentos e experiências, na medida razoável, principalmente na hora da chegada(check in), saída(check out) e no horário do café da manhã do hóspede.
  • Oferecer um café da manhã caprichado utilizando preferencialmente produtos frescos e locais.
  • Oferecer quartos e banheiros limpos e confortáveis, em bom estado de conservação com o mobiliário em perfeito estado e com os equipamentos em pleno funcionamento.
  • Concordar integralmente com os Termos de Uso do Cama e Café.

Após o completo preenchimento dos cadastros (usuário, imóvel e quartos) será feita uma análise das informações pela nossa equipe. A partir daí a casa poderá ser pré-aprovada podendo haver a necessidade de uma vistoria presencial para ser aprovada.

Clique aqui para se tornar um anfitrião ou aqui se já efetuou seu cadastro.

Quais são todos os requisitos mínimos para se tornar um anfitrião Cama e Café?

ATENDIMENTO E SERVIÇOS:

  • Receberá pessoalmente o hóspede, prestando-lhe a melhor acolhida que estiver ao seu alcance. Isso inclui estar disponível para contato social, dar informações sobre seu bairro e sua cidade e trocar conhecimentos e experiências, na medida razoável. Principalmente na hora da chegada (check in), saída (check out) e no horário do café da manhã.
  • Terá mais de 18 anos e estará informado e comprometido com a qualidade dos serviços assumindo os princípios: simpatia e boa vontade, qualidade no atendimento, respeito às diferenças, sinceridade e honestidade, e respeito às leis.
  • Ser acessível por telefone durante 24 horas.
  • Oferecerá no máximo três quartos para hospedagem simultânea, sendo que em um quarto ficarão hospedadas apenas pessoas de uma mesma família ou grupo.
  • Troca de roupas de cama a cada três dias, ou a cada novo hóspede.
  • Troca de roupas de banho a cada três dias, ou a cada novo hóspede.
  • Limpeza diária do quarto e do banheiro.
  • Banheiros lavados a cada quatro dias, ou a cada novo hóspede.
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, servido diariamente pelo anfitrião, e este será o momento de contato regular com o hóspede.
  • Conjunto de ações para garantir a segurança dos hóspedes.
  • Serviço de atendimento médico de urgência.
  • O hóspede terá direito a uma cópia da chave da casa. A chave da casa pode ser substituída por um cadeado eletrônico com senha programável ou pelo compromisso do anfitrião de estar sempre disponível para abrir a porta para o hóspede.
  • Livro de reclamações.

SUSTENTABILIDADE:

  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água.
  • Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos.
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las.
  • Medidas permanentes de treinamento para colaboradores.
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade.
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local.

CAFÉ DA MANHÃ:

  • Café da manhã básico (suco de fruta, café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta, manteiga, pão, geleia, açúcar e adoçante).
  • Local adequado para servir o café da manhã.
  • Devem ser observadas as exigências das autoridades da Vigilância Sanitária.

UNIDADES HABITACIONAIS:

  • UH com 8,00 m² (em no mínimo 65% das UH).
  • Ótimo estado de conservação da UH, sem infiltrações, defeitos ou vazão de água no piso, teto e paredes..
  • Não se admite UHs com ruídos ou odores desagradáveis permanentes, especialmente os noturnos.
  • Climatização (refrigeração / calefação) adequada.
  • Janela ou vão de iluminação e ventilação natural.
  • Cortina ou persiana.
  • Cama solteira com mínimo de 0,80 x 1,90 ou cama casal com mínimo de 1,40 x 1,90.
  • Roupa de cama e banho e colchoaria em bom estado de conservação.
  • Roupa de cama, limpa, cheirosa, sem manchas, sem furos e sem bolinhas.
  • Colchões, travesseiros bem conservados e limpos.
  • Mesa de cabeceira simples para cada leito ou dupla entre dois leitos.
  • Lâmpada de leitura junto às cabeceiras.
  • Tranca interna.
  • Armário, closet ou local específico para a guarda de roupas.
  • Cadeira de apoio.
  • Cesta de lixo.
  • Copos, um por hóspede.
  • Regras da casa por escrito.

BANHEIROS:

  • Privativo do hóspede, ou compartilhado por no máximo seis usuários, incluindo os moradores da casa.
  • Área mínima de 1,30 m².
  • Água quente no chuveiro.
  • Um sabonete e uma toalha de banho por hóspede.
  • Suporte ou apoio para produtos de banho no box .
  • Lavatório com espelho.
  • Conjunto sanitário em perfeito funcionamento.
  • Bidê ou ducha manual.
  • Cesta de lixo.
  • Suporte para papel higiênico e rolo extra disponível.

ÁREAS COMUNS:

  • Climatização (refrigeração / ventilação / calefação) adequada nas áreas sociais.
  • Decoração e ambientação compatível com a categoria.
  • Adequadamente mobiliada.
  • Estado de conservação e manutenção dos equipamentos e do mobiliário em boas condições. Os equipamentos e mobiliários devem apresentar boas condições de conservação e funcionamento, sem avarias ou defeitos, em especial os que provoquem riscos para os usuários.
  • Estado de conservação e manutenção das instalações e da construção em boas condições.

Clique aqui para se tornar um anfitrião ou aqui se já efetuou seu cadastro.