Cama e Café - a rede brasileira de Bed and Breakfast (B&B)

Seja Bem-vindo ao Cama e Café Arraial do Cabo

Conheça Arraial do Cabo Quero me tornar anfitrião Cama e Café
Um dos mais belos destinos turísticos do Brasil, com praias e vegetação nativa exuberantes, um povo acolhedor com hábitos e costumes muito presentes no cotidiano. Assim é Arraial do Cabo, município com cerca de 27 mil habitantes, localizado na Região dos Lagos a 180km do Rio de Janeiro.

A Central Globo de produções fez uma reportagem a respeito do município Arraial do Cabo referente suas praias exuberantes. E o que mais chama a atenção é a limpeza que tanto os moradores quanto o governo se preocupa em manter a cidade para melhor conforto e qualidade dos banhistas. Além disso, passeios de escuna possibilita visitantes conhecer uma das partes mais belas do Estado do Rio de Janeiro.[veja mais]
ATRATIVOS NATURAIS

As mais lindas praias brasileiras de águas azuis transparentes e areias extremamente brancas, emolduradas por vegetação de Mata Atlântica ainda preservada, atende ao gosto do turista mais exigente. Com forte potencial para o ecoturismo, a prática de caminhadas por trilhas leva a lugares de beleza impar!

HISTÓRIA E CULTURA

No passado mais distante, freqüentemente visitada por grupos nômades e, posteriormente, por índios Tupinambás, Arraial do Cabo é uma das cidades mais antigas do Brasil, descoberta pelos portugueses em 1503. Guarda uma cultura singular com fortes características voltadas ao mar por ser uma comunidade que foi formada por pescadores e mulheres rendeiras. Com seus moinhos de vento, seus barracões e quadras de sal das antigas salinas, possui história, cultura e artesanato belíssimos que fazem de Arraial do Cabo um destino perfeito!

GASTRONOMIA

Como toda cidade de litoral, Arraial do Cabo possui na gastronomia típica os frutos do mar como característica principal. Peixe escalado, salgado e exposto ao sol por uns dias e preparado posteriormente com temperos e bananas é o prato cabista principal. Outros à base de lulas, camarões e mariscos fazem da gastronomia local um atrativo a parte. Infusões de cachaça com coquinhos de guriri, pitangas e cambuins, são as bebidas mais apreciadas pelos moradores nativos. Uma iguaria que também merece ser provada pelos visitantes.

ESPORTE E DIVERSÃO

A prática de esportes nas areias e nas águas de Arraial do Cabo é simplesmente fantástica! Do futebol ao vôlei de praia, do surf ao kite surf, do mergulho ao stand up, são várias as modalidades de esportes praticadas na cidade que possui condições perfeitas para serem desenvolvidas. Rapel, escalada, trilhas, caminhadas e psicobloc costumam atrair adeptos mais exigentes.

O que é Cama e Café + Quais os atrativos da hospedagem Cama e Café?

A hospedagem CAMA E CAFÉ, Bed and Breakfast em inglês, fornece uma atmosfera acolhedora e simpática que hotéis tradicionais simplesmente não tem como igualar.

Os Cama e Cafés são residências privadas. São administrados por moradores locais, os anfitriões, o que traz uma perspectiva diferente aos hóspedes. Uma experiência completamente diferente de alguém que é recebido por um funcionário que está trabalhando na recepção do hotel e ao final do seu turno irá para casa deixando o hóspede para trás.

Nos bons Cama e Cafés os clientes são realmente hóspedes. Os anfitriões terão o prazer de ajudá-lo a encontrar o melhor restaurante da cidade, as dicas do comércio local contribuindo para que você conheça os locais e coisas que você não gostaria de perder na cidade.

No Cama e Café você chega como um hóspede e sai como um amigo!
+ No Cama e Café eu irei me hospedar realmente na casa de alguém?

A resposta é sim. O anfitrião residirá no local em sua área privativa. Além de oferecer um quarto limpo e confortável o anfitrião terá real interesse de que a experiência dos hóspedes seja um sucesso.

Os nossos Cama e Cafés oferecem diárias competitivas, mas não é uma questão de ser mais barato do que um hotel – a experiência Cama e Café é uma ótima maneira de conhecer a região, os moradores e as atrações locais com o apoio dos anfitriões que são pessoas que sabe o que estão falando.

+ Qual a diferença entre Cama e Café e Pousada, Aluguel por temporada e Albergue ou Hostel?

Na hospedagem tipo Cama e Café além de oferecer ao hóspede um quarto privativo, limpo e confortável e um delicioso café da manhã o hóspede será recebido uma residência local.

O anfitrião, o proprietário do Cama e Café precisa residir no local e se envolver diretamente no recebimento dos hóspedes. Ele poderá oferecer até um limite máximo de 3 quartos para hóspedes. Os quartos são sempre alugados a base de diárias sempre para o mesmo grupo ou família, ou seja, nunca pessoas desconhecidas ficam no mesmo quarto assim como em uma Pousada ou Hotel.

As Pousadas tem mais de 4 quartos e são administradas mais como um negócio comercial. Algumas vezes oferecem refeições além do café da manhã. O proprietário da Pousada não precisa residir nem se envolver diretamente no recebimento dos hóspedes.

O Aluguel por temporada comercializa a residência completa, sem oferecer: café da manhã, limpeza, roupa de cama e banho. O proprietário da residência alugada não se envolve diretamente no recebimento dos hóspedes.

Os Albergues comercializam leitos em quartos coletivos e banheiro compartilhados, geralmente oferecem um café da manhã básico. São muito procurados por estudantes e mochileiros. O proprietário do Albergue não precisa residir nem se envolver diretamente no recebimento dos hóspedes e são administrados como um negócio comercial.

Como se tornar um anfitrião Cama e Café?
Os requisitos chaves para se tornar um anfitrião Cama e Café são:

ATENÇÃO: Somente após o completo preenchimento dos cadastros e fotos (usuário, imóvel e quartos) será feita uma análise das informações pela nossa equipe. A partir daí a casa poderá ser pré-aprovada podendo haver a necessidade de uma vistoria presencial para ser publicada.

Requisitos Mínimos para o Anfitrião Cama e Café
Atendimento e Serviços:
  • Receberá pessoalmente o hóspede, prestando-lhe a melhor acolhida que estiver ao seu alcance. Isso inclui estar disponível para contato social, dar informações sobre seu bairro e sua cidade e trocar conhecimentos e experiências, na medida razoável. Principalmente na hora da chegada (check in), saída (check out) e no horário do café da manhã.
  • Terá mais de 18 anos e estará informado e comprometido com a qualidade dos serviços assumindo os princípios: simpatia e boa vontade, qualidade no atendimento, respeito às diferenças, sinceridade e honestidade, e respeito às leis.
  • Ser acessível por telefone durante 24 horas.
  • Oferecerá no máximo três quartos para hospedagem simultânea, sendo que em um quarto ficarão hospedadas apenas pessoas de uma mesma família ou grupo.
  • Troca de roupas de cama a cada três dias, ou a cada novo hóspede.
  • Troca de roupas de banho a cada três dias, ou a cada novo hóspede.
  • Limpeza diária do quarto e do banheiro.
  • Banheiros lavados a cada quatro dias, ou a cada novo hóspede.
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, servido diariamente pelo anfitrião, e este será o momento de contato regular com o hóspede.
  • Conjunto de ações para garantir a segurança dos hóspedes.
  • Serviço de atendimento médico de urgência.
  • O hóspede terá direito a uma cópia da chave da casa. A chave da casa pode ser substituída por um cadeado eletrônico com senha programável ou pelo compromisso do anfitrião de estar sempre disponível para abrir a porta para o hóspede.
  • Livro de reclamações.
Banheiros:
  • Privativo do hóspede, ou compartilhado por no máximo seis usuários, incluindo os moradores da casa.
  • Área mínima de 1,30 m².
  • Água quente no chuveiro.
  • Um sabonete e uma toalha de banho por hóspede.
  • Suporte ou apoio para produtos de banho no box
  • Lavatório com espelho.
  • Conjunto sanitário em perfeito funcionamento.
  • Bidê ou ducha manual.
  • Cesta de lixo.
  • Suporte para papel higiênico e rolo extra disponível..
Café Da Manhã:
  • Café da manhã básico (suco de fruta, café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta, manteiga, pão, geleia, açúcar e adoçante).
  • Local adequado para servir o café da manhã.
  • Devem ser observadas as exigências das autoridades da Vigilância Sanitária.
Unidades Habitacionais:
  • UH com 8,00 m² (em no mínimo 65% das UH).
  • Ótimo estado de conservação da UH, sem infiltrações, defeitos ou vazão de água no piso, teto e paredes..
  • Não se admite UHs com ruídos ou odores desagradáveis permanentes, especialmente os noturnos.
  • Climatização (refrigeração / calefação) adequada.
  • Janela ou vão de iluminação e ventilação natural.
  • Cortina ou persiana.
  • Cama solteira com mínimo de 0,80 x 1,90 ou cama casal com mínimo de 1,40 x 1,90.
  • Roupa de cama e banho e colchoaria em bom estado de conservação.
  • Roupa de cama, limpa, cheirosa, sem manchas, sem furos e sem bolinhas.
  • Colchões, travesseiros bem conservados e limpos.
  • Mesa de cabeceira simples para cada leito ou dupla entre dois leitos.
  • Lâmpada de leitura junto às cabeceiras.
  • Tranca interna.
  • Armário, closet ou local específico para a guarda de roupas.
  • Cadeira de apoio.
  • Cesta de lixo.
  • Copos, um por hóspede.
  • Regras da casa por escrito.
Áreas Comuns:
  • Climatização (refrigeração / ventilação / calefação) adequada nas áreas sociais.
  • Decoração e ambientação compatível com a categoria.
  • Adequadamente mobiliada.
  • Estado de conservação e manutenção dos equipamentos e do mobiliário em boas condições. Os equipamentos e mobiliários devem apresentar boas condições de conservação e funcionamento, sem avarias ou defeitos, em especial os que provoquem riscos para os usuários.
  • Estado de conservação e manutenção das instalações e da construção em boas condições.
Sustentabilidade:
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água.
  • Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos.
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las.
  • Medidas permanentes de treinamento para colaboradores.
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade.
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local.